Imagem capa - Como escolher as fotos para o álbum de casamento por Tatá Costa Fotografia
Dicas de fotografia

Como escolher as fotos para o álbum de casamento

Como escolher as fotos para o álbum de casamento? 

Umas das tarefas mais difíceis para os noivos (quando estamos falando de fotografia de casamento) é a escolha das fotos que irão compor o álbum fotográfico.

Não se engane! O processo de curadoria é trabalhoso até mesmo para os fotógrafos mais experientes! É preciso muita atenção e cuidado.

Para os casais que tenho a felicidade de trabalhar, digo sempre que o trabalho do fotógrafo é o mesmo de um escritor, pois é preciso inspiração, conhecimento e organização das idéias.

Quando nós compramos um livro, não recebemos os rascunhos. Apenas a obra finalizada!

Com a fotografia deve ser da mesma forma. Devemos ter em nosso livro de casamento somente o que há de melhor. E o fotógrafo contratado pra isso deve saber fazer essa escolha.

Muitas pessoas dizem que um dos maiores diferenciais de um grande fotógrafo para um fotógrafo comum é a habilidade de saber mostrar o melhor do seu trabalho.

Eu, particularmente, vejo em trabalhos de outros colegas grandes fotografias misturadas com outras que não deviam estar publicadas... são os rascunhos. Temos a possibilidade de fazer vários rascunhos até chegar no ponto exato que temos em mente. Devemos usar a tecnologia a nosso favor, por isso, devemos também saber filtrar tudo isso e mostrar apenas o melhor.

Com o álbum do casamento é exatamente da mesma forma!

O cliente recebe centenas de imagens para escolher algumas dezenas que ficarão no álbum. Aí sempre bate aquela dúvida sobre qual a melhor. Algumas pessoas tendem a ver pequenos detalhes, outras, o contexto. Algumas pessoas preferem a estética, outras, o momento.

Mas e o seu fotógrafo? Já pensou em deixar ele cuidar disso pra você?

Se você tem a certeza que pesquisou bastante e escolheu o fotógrafo ideal para o seu casamento, sabe que ele estudou e treinou muito sobre curadoria e processo de seleção de imagens. Sendo assim, sugiro que deixe seu fotógrafo cuidar disso enquanto você curte a lua de mel com o amor da sua vida!

Dessa maneira, seu álbum ficará mais harmonioso, com uma leitura fácil a agradável. Não ficará cansativo e você terá orgulho de mostrá-lo a todos os seus familiares e amigos. Isso sem dizer que ele ficará pronto muito mais cedo, pois você estará eliminando aquele prazo de vários e vários dias de escolha das fotos.

No último trabalho que eu cuidei da escolha das fotos para o casal, o álbum ficou pronto em menos de dois meses após o casamento. Isso mesmo! Em apenas 59 dias, depois do grande dia, o casal já tinha em mãos uma verdadeira obra de arte pensada, projetada e planejada por um profissional do início ao fim.

Sendo assim, a dica da vez é: deixe seu fotógrafo escolher as fotos do álbum de casamento!

Ele vai saber organizar essa história melhor do que qualquer outra pessoa. Afinal de contas, ele foi contratado pra isso, então nada mais coerente do que deixar ele livre pra te surpreender e tornar o seu livro uma verdadeira obra de arte e tornar o seu casamento inesquecível.


texto: Tiago Carvalho